“Pode ser um sinal de infeções urinárias ou até um sintoma de doenças mais graves.” Quem o diz é a médica urologista Sara Anacleto.
“Apresença de sangue na urina, definida em nomenclatura médica como hematúria, é uma das causas mais frequentes de referenciação para consultas de urologia”, pode ler-se num artigo assinado por Sara Anacleto, médica urologista do Hospital Lusíadas Braga, no blogue do grupo Lusíadas. Segundo a médica, “pode ser um sinal de infeções urinárias ou até um sintoma de doenças mais graves”.
As causas mais comuns de hematúria são as cistites (inflamações ou infeções da bexiga), os cálculos urinários, os tumores da bexiga e do rim, doenças da próstata, entre outras. Podem ser classificadas como nefrológicas (glomerulonefrites, Doenças tubulo-intesticiais), urológicas benignas (cálculos urinários, infeções, hiperplasia benigna da próstata) e malignas (tumores do rim, ureter, bexiga, próstata e uretra).
“Existem várias causas para a presença de sangue na urina, e em alguns casos, mesmo após uma investigação minuciosa, não é possível encontrar causa para a presença de sangue na urina e pode ser aconselhada a vigilância e, eventualmente, a repetição de exames”, explica a urologista.