COMPARTILHE

História, relação com o xintoísmo, competições oficiais e mais; veja curiosidades sobre a série de jogos de tiro da Nintendo em parceria com a Argonaut Software.

Star Fox, franquia de FPS de naves espaciais, teve o seu primeiro título lançado há 30 anos. O jogo, que estreou no Japão no dia 21 de fevereiro de 1993, foi disponibilizado inicialmente para consoles Super Famicom, e se destacou por trazer gráficos poligonais em 3D para o 16-bits. Mesmo em uma época já dominada pelo 2D, o game obteve grande popularidade, sendo um dos mais rentáveis da história da Nintendo. Para celebrar o aniversário de toda a série, o TechTudo reuniu algumas curiosidades que você provavelmente não sabia sobre ela. Confira a seguir.

Primeiro jogo a utilizar do Super FX

O Super FX foi um chip desenvolvido pela Argonaut Software em parceria com a Nintendo. O objetivo dele era possibilitar a renderização de gráficos 3D no Super Famicom/Super Nintendo, a fim de levar gráficos 2D ainda mais avançados para a época. O jogo seria uma espécie de StarGlider, título de naves espaciais em 3D para computadores como Atari ST, Amiga e Commodore 64. Porém, devido à aproximação da era dos 16-bits, a Nintendo optou por lançar a tecnologia na geração seguinte.

História do bem contra o mal

A excelente ação em naves espaciais, a interação entre os pilotos e a ótima música podem ter feito a história ser deixada de lado para muitos jogadores. No entanto, seguindo a simplicidade de enredo que um bom número de jogos na época possuía, Star Fox de 1993 conta com uma clássica história do bem contra o mal, sem muitos detalhes a acrescentar. O jogo se passa em um sistema planetário chamado Lylat, que é habitado por animais antropomórficos. O conceito de bem e mal é definido entre os dois principais planetas: Corneria e Venom, respectivamente.

Relação de Fox McCloud com o xintoísmo

O xintoísmo é uma religião de origem japonesa e que, curiosamente, serviu de inspiração para a criação da raposa antropomórfica Fox McCloud. Em entrevista, o designer da franquia Star Fox, Shigeru Miyamoto, afirmou que a primeira versão do jogo o fazia lembrar de Fushimi Inari Taisha, um templo xintoísta localizado em Kyoto, Japão. Ele explicou que os arcos que o templo possui se assemelhavam bastante aos arcos que as naves precisavam passar nessa versão do jogo que ele se referia.

Origem de Star Fox 2

A princípio, a sequência de Star Fox não deveria ser Star Fox 64, lançado em 1997 para Nintendo 64. Na verdade, o próximo jogo da franquia estava planejado para aparecer ainda no Super Nintendo e se chamaria Star Fox 2. Tratava-se de um título com a mesma fórmula de seu antecessor, incluindo até mesmo o enredo, com Andross tentando destruir o sistema Lylat. Haveria a inclusão de novas naves, personagens, melhorias da gameplay e gráficos 3D superiores, visto que os desenvolvedores já tinham mais experiência com aquele tipo de motor gráfico.

Relançamento

Star Fox é uma das principais franquias da Nintendo, mas foi esquecida quando o assunto é relançamento. Super Mario, The Legend of Zelda, Metroid e outras séries tiveram seus jogos clássicos das décadas de 80 e 90 relançados para consoles mais modernos. Ficaram famosos, por exemplo, os Virtual Consoles para Nintendo Wii e Nintendo Wii U, que ofereciam jogos clássicos em lojas virtuais para os jogadores adquirirem de forma digital. Nomes como Star Fox 64 e Star Fox Command estiveram disponíveis em Virtual Console.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here